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The Sims 3 - Portal para a Liberdade
10/11/08 - Segunda-feira às 18:58 comentários

Em 2000, lançava-se um jogo fantástico: The Sims.
The Sims fez e até hoje faz uma história cheia de conquistas com um surpreendente mundo virtual que, todavia, surpreendera com sua criatividade e interatividade. Lançou-se então, expansões para ampliar a jogabilidade com novos itens e novas interações. Depois de um estrondoso sucesso, The Sims precisava de uma maior evolução com a tecnologia que multiplicara bastante. Em 2004, lançou-se The Sims 2. Agora, esse incrível mundo virtual obteve uma transformação profunda. De gráficos mais potentes até jogabilidade ampliada. Logo então, expansões começaram a ser produzidas juntamente com um novo pacote onde objetos são acrescentados ao jogo. São as "Coleções de Objetos".

De 2004 até 2009 muito tempo se passou, a tecnologia evoluiu vertiginosamente. Profissionais capacitados surgiu-se. Notícias invadem a Internet sobre um jogo que virá para evoluir de vez o famoso mundo virtual. Certamente, "The Sims 3" virá pela frente.

O MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR!
"E se você tivesse que viver sua vida inteira em um local... E então, um dia, de repente, você pudesse sair de casa e ir a qualquer lugar, em toda a vizinhança?" (Ben Bell)

De efeitos gráficos, Sims únicos até uma vizinhança totalmente aberta está por vir! A equipe do The Sims 3 tem ouvido as comunidades e incorporando sugestões para fazer deste o melhor jogo possível. Vamos nos aprofundar, nas próximas linhas, nesse universo.

VIZINHANÇA LIVRE

The Sims tinha um problema: seu universo. Apesar de interessante, era bem limitado. The Sims 2 ampliou esse universo, mas seu peso e telas de carregamento, também. The Sims 3 acabará com as telas de carregamento entre lotes da vizinhança e, abre portas para uma vizinhança com possibilidades incontáveis! Algo que os fãs de The Sims esperavam por muito tempo estará em suas mãos: poderemos andar livremente por todos os lados da vizinhança, pois a área atingida pelo jogador não mais será apenas um determinado lote, mas sim, toda a vizinhança interagindo-se em tempo real. É uma cidadezinha costeira com montanhas ao fundo que provavelmente chamará Belavista. Há lugares na vizinhança onde o custo de vida é mais alto, como mansões perto de artistas ou casas simples com um nível de vida inferior, mas com um custo de vida razoável. Além do mais, nessas casas mais simples, a acessibilidade ao centro da cidade é maior. Todas as carreiras que seus Sims poderão seguir possuirão um prédio só pra elas. Poderemos também interagir com vizinhos, inclusive visitá-los (nunca houve essa interação nas versões anteriores, embora muito desejada pelos jogadores).

CRIAR UM SIM
"Traços são como átomos: você escolhe uma mistura única de gerar personalidades"

No The Sims, apenas existiam duas maneiras de se personalizar um Sim no CAS (Criar Um Sim): cabeça e corpo. No The Sims 2, houve uma mudança realmente profunda com bastante opções para o rosto, porém, para o corpo não houve muita melhora. Mas, no The Sims 3, um novo CAS está por vir! Podemos montar Sims verdadeiramente únicos, alterando seus mínimos detalhes. Poderão ser criadas mais que 700 milhões de combinações. Cabelos não irão crescer, mas há como pintar certas partes do cabelo.
Adulto agora é considerado mais "meia idade" e inclui rugas. De modo que, nunca tivemos um CAS tão real. Mas não é apenas do lado físico, que o jogo irá ser evoluído, a personalidade também será acrescentada: há dezenas de traços de personalidade em que você pode escolher, abrindo um leque com pura diversidade. Os Sims juntamente com você buscará mais do que suas necessidades básicas, pois eles são complexos e com personalidades fabulosas. A cor da pele, os cabelos e os olhos são ajustáveis. Há barras que deslizam, paletas e espectros. Tudo pode ser personalizado até o tipo de música, comida e cor! De forma geral, há novas expressões faciais inteiramente originais e reais.

MODO COMPRA E CONSTRUÇÃO
"Livre colocação de objetos permite colocar coisas exatamente onde quiser."
Houve um grande avanço no Modo Compra e Construção. Iremos citar algunmas evoluções nas próximas linhas.

As caixas de correio podem ser colocadas em qualquer lugar do lote, diferente da versão anterior, onde só era possível ficar de frente à rua, do lado da lata de lixo. Plantas e árvores podem ser colocadas em esquemas densos. O terreno não recebe um valor somente pelo seu tamanho, sua localização também interfere. Há um limite de andares, que corresponde à cinco andares, incluindo fundações. Outro fator muito importante, é que poderemos aumentar o tamanho dos lotes dependendo dos seus fundos. Não há fundações propriamente ditas. A largura das escadas podem ser alteradas. Podemos colocar acessórios quase que em qualquer lugar em uma tabela. Também é possível colocar vários objetos em um mesmo quadrado. Podemos colocar quadros e até televisões em paredes na diagonal, assim como também podemos colocar um sofá, por exemplo, na diagonal. Na água, há reflexos fascinantes como nunca houve. Dependendo do tempo, podemos ver árvores e arbustres balançando. Agora há estacionamentos e os mesmos podem ser colocados em qualquer lugar do lote, mas carros "somem". Podem ser colocados também armários altos nas cozinhas. Telhados automáticos corrigem a forma quando alteradas as paredes. Mesas e cadeiras podem ser movidas como um único objeto. De uma forma geral, pode-se colocar os objetos exatamente nos lugares desejados da forma desejada!

JOGABILIDADE
"Tudo no jogo acontece por uma razão. Se alguém se move do outro lado da rua, faz parte da dinâmica populacional de gestão e não uma ação aleatória"

A jogabilidade do The Sims 3 é bem ampliada com bastante liberdade. A tela principal inclui muito mais abas e medidores, que dão mais detalhes dos relacionamentos de um Sim em particular, além de traços de personalidade e humor. O centro da cidade desempenha uma grande parte da jogabilidade e construções sociais. Os Sims poderão dirigir táxis, carros, ou então andar a pé. Novas interações sociais como "Mudar tema da conversa" serão implantadas ao jogo. As luzes mudam e sombras se movem de acordo com a posição do Sol. Há sete grupos de idade: Recém-Nascidos, Bebês, Crianças, Adolescentes, Jovens Adultos, Adultos e Aposentados. Existirão níveis de dificuldade. Só existem quatro necessidades, que não serão tão importantes no decorrer do jogo. Algumas características não mudarão: os Sims continuam girando no ar para trocar de roupa, e os sacos de lixo ainda aparecem do nada. Um mapa flutua sobre as áreas na vizinhança - uma maneira rápida de encontrar o seu caminho. Casamentos e nascimentos entre NPCs (Personagens Não-Jogáveis), são controlados. Assim não há risco da vizinhança ficar vazia, ou superlotada. Aos estudiosos, é possível comprar uma estante vazia e comprar livros no jogo. Existem muitos livros. Há deveres de casa específicos para crianças, como ler um certo livro ou de captura de um certo peixe. Aos sedentários, um aviso: Habilidades atléticas podem ajudar Sims a permanecerem saudáveis e viverem mais. Se você cancelar uma ação enquanto o Sim está em movimento ele vai parar imediatamente e fazer o que você quer que ele faça. Há um limite de Sims por família, que correponde à oito Sims. "Moodlets" substituem memórias. Moodlets são ícones da Inteligência Artificial e são baseadas em atividades e eventos que estão acontecendo nesse dia. O crescimento vai continuar da mesma forma que o The Sims 2, com fases. Os Sims poderão entrar em qualquer edifício. Agora, pode-se "puxar o saco" do patrão de seus Sims. Enfim, The Sims 3 adiciona situações sociais. A inteligência artificial é surpreendente. Os Sims agora podem fazer "Oba-oba" em vários lugares diferentes, mesmo fora de suas casas, na prefeitura, por exemplo. Entretanto, há lugares em que eles tem que manter a linha, como na escola. Os menus contém mais informações. Apesar de não haver carrinhos de bebês, os mesmos podem ser carregados pela vizinhança.

No entanto, os produtores tiveram que fazer uma escolha: ou um altíssimo gráfico, ou uma jogabilidade com maior velocidade. Os gráficos não ficaram ruins, pelo contrário, há efeitos perfeitos! Mas, nada que atrapalhe demais a velocidade do jogo.

PIRATARIA E REQUISITOS MÍNIMOS

Já vimos que, para quem já estiver com o jogo em seu computador, tudo será maravilhoso. Mas, há barreiras que distanciam fãss do jogo. Um temor entre os jogadores são os requerimentos mínimos do jogo para ser rodado nos computadores. Afinal, pelo que já vimos não é um jogo como qualquer um. O fim das telas de carregamento em algumas partes do jogo dificultam a oportunidade de todos terem o jogo devido aos requerimentos que podem ser rigorosos. Mas, tudo isso, só o tempo irá nos dizer. Para muitos, The Sims 3 ultrapassou as expectativas. Mas, certamente, para outros ainda não. "Pirataria". Esse é um dos assuntos mais avançados nas comunidades. Segundo as notícias atuais, The Sims 3 se encontra em um preço um pouco elevado para muitos, o que gera discussões. Certamente, para isso deverá ter alguma explicação. Para se fazer um jogo desse nível é necessário centenas de profissionais envolvidos diretamente ou indiretamente no jogo, o que gera um custo elevado. Além do mais, a pirataria em si encarece o jogo. Pois, com a venda reduzida de cópias originais, as poucas cópias que são vendidas, certamente sairão com preços mais elevados. Realizando assim vira um ciclo vicioso.

Matéria escrita por SimAudryo, vencedor do concurso "Sua Matéria na OSimBR"
O vencedor ganhou 100 mil coins, e a sua matéria é parte constituinte da OSimBR, estando igualmente protegida por direitos de autor. Credite se usar!

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