As Animações do The Sims 4
18/09/13 - Quarta-feira às 12:42 comentários
O AlalaSims fez um artigo sobre as animações do The Sims 4, que foram apresentadas no SimsCamp durante a Gamescom 2013! Não deixem de conferir todas as novidades:
Este é o último artigo que publicamos sobre o The Sims 4 com o que vi no SimsCamp. Caso alguém tenha alguma dúvida sobre as animações, elas se tratam dos movimentos dos Sims, menos robóticos e mais reais (amém), do sistema multitarefa, etc. Vale a pena ler!
Quem nos apresentou as animações do jogo foi a SimGuruMarion, que já trabalha com The Sims desde o The Sims 2, e que é animadora, artista técnica, e atualmente a diretora técnica de animação do The Sims 4.
Antes de nos mostrar as novidades no jogo, a Marion nos mostrou o programa onde as animações são feitas, e lá vimos um Sim pronto para receber um movimento. Ali, os Sims tem entre 60 e 80 controles espalhados pelo corpo: em cada dedo, braço, cotovelo, etc. E para realizar os movimentos os animadores utilizam esses controles para darem comandos aos Sims. Uma única pose dentro de uma animação pode levar meia hora para ser feita, o que significa que fazer todos os movimentos do Sim em uma conversa, por exemplo, pode levar horas… ou dias. Além disso, para um Sim contar uma piada, por exemplo, é necessário criar vários movimentos diferentes, para que o programa e o jogo escolham aleatoriamente que movimento o Sim irá fazer quando for contar essa piada, de modo que não seja sempre igual toda vez.
A Marion deixou claro que o sistema de animações do The Sims 4 é completamente novo, que nada foi aproveitado das animações do The Sims 3. Eles optaram por começar do zero, e o seu principal objetivo era: “Sims menos robôs, Sims mais humanos”! Uma curiosidade: existem entre 12 a 14 mil novas interações no The Sims 4, o que em comparação, segundo a Marion, resultaria em TRES filmes da Pixar. Pois é!
Uma das técnicas que a Marion usou, como diretora de animação, foi instalar uma câmera escondida na copa da EA, sem o conhecimento dos funcionários. Ela disse que em quase toda sexta-feira há uma festinha onde os funcionários se reúnem ao redor de uma mesa cheia de comida, e ficam ali socializando. Ela filmou tudo por algumas semanas, e depois passou alguns meses estudando os movimentos das pessoas ao interagirem umas com as outras. Nós assistimos a alguns desses vídeos e demos boas gargalhadas! A ideia foi muito boa e original, e ela nos mostrou alguns movimentos que copiou desses vídeos, de humanos para Sims.
Segue tudo o que vimos (infelizmente sem vídeos, já que não pudemos filmar), lembrando que as animações que vi no SimsCamp não são necessariamente as finais, pois os animadores ainda podem mexer nelas e deixá-las diferentes, e ainda melhores. De todo modo, tudo o que vimos foi funcionando no gameplay do jogo, nada inventado:
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Os Sims estão mais inteligentes e sabem, por exemplo dar passinhos para o lado e para trás para desviar de coisas/pessoas;
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Os Sims não andam apenas em linhas retas, e sim em qualquer ângulo;
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Os Sims não tem mais aquele movimento robótico quando vão se virar para mudar de direção;
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Os Sims se sentam com movimentos naturais;
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Uma mesma animação pode acontecer em pé, sentado e/ou deitado, por exemplo: um Sim pode contar uma história assustadora a outro quando em pé, quando sentado, e quando deitado (e o outro Sim pode estar em qualquer uma das posições também, não precisa ser a mesma);
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Em uma multidão, os Sims não ficam mais reclamando de falta de espaço nem atrapalhando o movimento uns dos outros. Agora eles sabem andar todos no mesmo lugar e direção, ao mesmo tempo. Essa animação é LINDA e dá orgulho de ver;
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Um exemplo disso é quando há uma porta e diversos Sims querem passar por ela: agora todos entram sem problemas e sem resmungar;
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Assim como acontece mesmo inconscientemente com os seres humanos, quando algum Sim passa pelo seu, ele vira a cabeça para olhar o que está passando;
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Os Sims desviam caso tenha outro Sim em seu caminho, mas não param de andar, e continuam seus caminhos;
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Caso você coloque um piso no lado externo da casa formando um caminho, os Sims respeitarão esse caminho ao andar por ele. Por exemplo: se o caminho for em ziguezague, o Sim não passará mais em uma linha reta sobre ele, mas sim fará o ziguezague junto com o caminho;
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Quando dois Sims estão sentados lado a lado conversando, eles não viram apenas a cabeça para o Sim do lado, mas também os ombros e o corpo;
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Sims sentados podem conversar com Sims que estão de pé;
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Se um Sim sentado em um sofá estiver conversando com um Sim que está de pé atrás do sofá, o Sim sentado gira a cabeça e o corpo para ver melhor o Sim às costas dele;
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Pela primeira vez na história do The Sims é possível que os Sims sentem na beira das camas;
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Se um Sim estiver sentado na beira da cama à esquerda, e outro na beira da cama à direita, um de costas para o outro, eles podem conversar mesmo assim, virando o corpo para trás para se verem melhor;
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Com a opção de sentar na cama, agora é possível fazer novas interações ali, como comer e ler sentado;
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A dublagem e os movimentos da boca estão muito mais reais, parece mesmo que os Sims estão falando exatamente as frases em Simlish que estão dizendo em cada momento;
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Os Sims sabem conversar em grupos e em rodinhas, e se movimentam de forma real, com passinhos para o lado/trás para fechar/abrir a roda;
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Vimos uma animação (no gameplay) de duas Sims conversando, e então uma delas sai andando e vai para uma esteira que estava próxima, onde começa a se exercitar. Elas não param de conversar em nenhum momento – nem quando a Sim da esteira cai!;
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Os Sims podem comer e beber em pé, e ao mesmo tempo (prato em um mão, copo na outra!);
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Quando em uma roda de conversa, os Sims são capazes de conversar, comer e beber tudo ao mesmo tempo (multitarefa);
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Os Sims podem conversar enquanto cozinham (multitarefa);
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Os movimentos dos Sims, e as ações que eles resolvem fazer quando estão com a vontade própria ativada, variam conforme as suas emoções;
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A Marion prometeu que não haverá um momento do jogo em que os Sims não terão expressões em seus rostos. Esses são, com certeza, os Sims mais expressivos de toda a franquia;
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Não há slider de altura no CAS, pois a variação de altura quebra/buga todas as animações do jogo (que, como dito antes, são mais de 12 mil). Não é impossível, mas extremamente difícil de resolver (eles ainda não descobriram como, por isso não terá no The Sims 4).
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Coisas sobre as quais perguntamos e que alegaram não poder falar a respeito ainda:
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Animações dos carros (abrir porta e interações dentro deles);
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Possibilidade de dois Sims andarem lado a lado, e conversando ao mesmo tempo;
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Crianças.
MUITO interessante: Em uma das screens que vimos havia no menu dois botões MUITO interessantes, e que foram notados por acaso pelos SimsCampers e que quase passaram despercebidos… um botão com um símbolo que parecia a cabeça de um alien, e outro que tinha uma borboleta…. questionamos a Marion a respeito desses botões e se eles teriam algo a ver com ETs e Pets, e ela ficou sem graça e desconversou. Era para esses dois botões estarem ali como “easter eggs”, e nós só perceberíamos se fossemos espertos? Ou não era para termos visto esses botões na screen, foi sem querer? Era para ter uma screen disto ou não? Será que é algo que permanecerá no jogo final quando for lançado, ou serão dois projetos abandonados do jogo base ainda antes do lançamento? Ficam as dúvidas!
Voltando às animações… apesar de elas ainda poderem mudar até o lançamento do jogo, tudo o que nos foi apresentado foi aprovado pelos SimsCampers. Os movimentos estão muito mais reais, e como prometido menos robóticos. A inclusão do sistema multitarefas é provavelmente a principal novidade nessa área, e com certeza nos animou demais! Depois de ver tudo o que vi no SimsCamp, só tenho a dizer que estou mais ansiosa do que nunca por esse jogo, e acho que vocês devem ficar também haha! Obrigada novamente à EA Games pela oportunidade, e a todos que acompanharam a cobertura do SimsCamp aqui no Alala Sims!
Que venha o The Sims 4!
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