Um homem alto e com barbas nos convidou para a demonstração de SimCity, a sua energia proveniente da cafeína foi denunciada pelos seus grandes círculos em baixo de seus olhos. Entusiasmado ao ponto de parecer um maníaco, esse é o homem que parece ser aquele que desenvolveu a vida de vários Sims com a ajuda apenas de energéticos. Você não pode culpa-lo.
Jason Harber, produtor da Maxis, pode não ter o peso do mundo em seus ombros, mas ele está montando várias cidades feitas de grama massiva, e estava muito feliz mostrando-as uma por uma. A primeira é Transportopia, uma cidade industrial cercada por fábricas de fumaça. Totalmente voltada para produção como uma versão russa de Bela Vista, onde há um caos ordenado para os caminhões que transportam os materiais até as fábricas. Esse é o lugar em que as pessoas fazem as coisas.
Mais adentro, o processamento de caixas de papelão nada mais é que a proporção de 1:1 de coisas que estão sendo carregadas, sejam elas objetos de metal, eletricidade ou petróleo. Está é a verdade em qualquer outro lugar; por que utilizar animações que representem o transito quando se pode utilizar um de verdade? A fumaça e os espelhos dos jogos anteriores foram completamente erradicados – o que você vê, é o que você tem.
Uma vez carregada e colocada em caminhões, elas são mandadas para o mercado de Monte Vegas, uma cidade turística e uma utopia capitalista fundada no principio de que o dinheiro compra felicidade sim. Em cada esquina há um shopping cheio, em cada avenida uma linha perfeita de casinos. Esse é o lugar em que as pessoas compram coisas.
Saindo da cena brilhante, você achará a vizinhança de Undebelly: gangues que querem roubar seu dinheiro mais do que trabalhar como gente honesta. Tão densamente povoada, esse é o lugar em que devido à taxa de quadros por segundo, foi difícil perceber os detalhes. Quem está chegando? Quem está indo? Quem está gastando? Quem não está? Essa é a deixa do sistema de dados da cidade.
Esse sistema é um modo em que o mundo fica cinza e apenas o que você está curioso sobre fica colorido. Quer saber como está o crime organizado está? Policiais e ladrões ficarão coloridos em azul e vermelho, perseguindo uns aos outros pelas cidades, tudo em tempo real. E sobre a felicidade da população? Isso será simbolizado por milhares de caras felizes ou tristes. A camada de dados é eficiente e inacreditavelmente um meio atrativo de analisar sua cidade.
Centralizando a câmera em um turista especifico um homem chamado Andrew Daniels, que cujo salario, felicidade e ocupação foram mostradas em cima de sua cabeça, nós o vimos dirigindo em direção da terceira e ultima cidade na nossa lista, Homeville, uma cidade mais residencial comparada às outras duas, e criativamente feita com tijolos vermelhos em espiral para a construção de casas. Este é o lugar em que as pessoas vão dormir.
Sims trabalham em Transportopia, jogam em Monte Vegas, e moram em Homeville, espalhando influencias, dinheiro e felicidade entre três grandes pontos, e enquanto você como jogador decidir em medir esforços para construir uma metrópole massiva, o objetivo é sempre o mesmo – a busca pela felicidade. Indústrias ficam felizes quando companhias oferecem-nas contratos; companhias estão felizes quando tem clientes; e clientes estão felizes quando eles ganham dinheiro suficiente para agradar a si mesmo de vez em quando. Manter a felicidade entre os três setores é uma tarefa complicada – agora você pode perceber o porquê do produtor Harber parecer tão estressado.
“Nós não estamos preocupados em apenas mostrar o que está acontecendo” ele disse. “Sempre haverá suporte constante de nós, mesmo que sejam apenas patches de atualização ou, novos modos para jogar. Nós queremos jogadores que continuem jogando por anos – este é o objetivo.” Baseado nos modos em que a cidade pode ser considerável saudável desde departamentos de policia a centros de educação, ou então, cidades para os ricos, podemos dizer que é o objetivo é certeiro no que propõe.
Isso é basicamente The Sims em uma escala regional, na qual, cada casa no jogo é uma cidade inteira aqui. Onde um vizinho pode aparecer para um jantar, no SimCity uma grande parte do operariado pode ficar um final de semana inteiro no bar em alguma vizinhança mais agitada, gastando toda sua economia nesse processo.
Você pode criar uma grande variedade de bairros em uma única massa, e como em The Sims, a criação é brilhantemente simplificada. Você pode criar um simples bangalô tão facilmente quanto criar enormes blocos suburbanos com um simples clicar e arrastar, e aprimora-los para grandes arranha-céus de vidro isso tudo, claro, se você tiver fundos. Pontes, pessimamente feitas no SimCity 4, agora são feitas ao desenhar uma rota sobre a água, rotatórias desenhando uma espiral e tuneis ao desenhar por dentro de montanhas. Caso o planejamento urbano seja feito de um mau jeito, ocasionará problemas, assim como, basear sua demanda de energia em carvão, e quando ele acabar, sua cidade entrará em colapso - mas sempre há o plano B. Para o congestionamento, simplesmente adicione mais pistas ou então, invista em transporte publico: ônibus, barcos, trens e aviões.
Se você está em duvida - utilize a ferramenta de demolição. Na verdade, a natureza pode ser uma mão na roda. Durante o demo os poderes que podem ser liberados são tornados que destroem casas de dois andares facilmente e fazem os carros girarem em grandes espirais. Enquanto isso, também havia um canal de noticias ao vivo noticiando no canto superior direito da tela, “Olá sou Tom. Estou ao vivo do centro, e esse tornado está provocando uma incrível destruição!”.
Entre outros tipos de destruição, estão prometidos uma invasão alienígena, meteoros e terremotos, mas a Maxi está deixando o resto como um segredo. Se no passado os jogos da franquia SimCity são algum parâmetro, podemos esperar quedas de aviões, incêndios incontroláveis, explosões nucleares, protestos e até mesmo, ataques de robôs e monstros gigantes. Talvez não um Bowser gigante como no SimCity para Super Nintendo.
Em SimCity, a serie está de volta em uma grande escala, deliciosamente planejada do micro ao macro e, pela primeira vez, um modo multiplayer em que as cidades são conectadas caso estejam na mesma região. Mas isso não significa que jogadores possam desenvolver suas cidades de seus sonhos sozinhos, mesmo que eles queiram controlar suas economias, trafico o enfrentar um desastre bizarro sem a conexão que a Origin promove. Este é o mais profundo e (graças a nova ferramenta da GlassBox) mais gracioso deus dos Sims que já vimos. Mal posso esperar até dia 13.02.2013 para jogar.
[Tradução e adaptação O Sim BR, se copiar, credite]
[Fonte: Computer And Video Games]