O nosso usuário Tab fez uma análise sobre a nova vizinhança que veio com o The Sims 3 Sobrenatural, Moonlight Falls! Confira:
Moonlight Falls
Se algumas expansões não precisam de um novo mundo para mostrar a que vieram, como o Gerações, o Estações e até o Ambições, em outras isso é essencial. É o caso de Sobrenatural. Aqueles que adoram as criaturas sobrenaturais no jogo, necessitavam de um lugar com características próprias para servir de pano de fundo para suas histórias, e, principalmente para os jogadores mais céticos, a existência de lobisomens, vampiros, bruxos, fadas, fantasmas e zumbis exigia um mundo exclusivo para desenvolver esse tipo de jogatina. E isso foi muito bem delineado no Sobrenatural e em Moonlight Falls. Houve certa especulação acerca da inspiração para a criação da cidade. Alguns encontraram semelhanças com cidades de séries que tem o sobrenatural como tema, como The Vampire Diaries. Tintura de terreno e relevo
Moonlight Falls é muito plana, mas rodeada de altas montanhas cobertas de neve, e cortada por um rio que nasce em uma espécie de lagoa aninhada ao pico mais alto da cidade. No curso do rio, há uma típica cachoeira larga, onde o rio termina no oceano, cortando a praia da cidade em duas. A cor das texturas utilizadas também foi essencial para compor a misteriosa Moonlight Falls. A parte plana, onde se localiza a cidade, ganhou um gramado verde-oliva claro (não dá para imaginar cor melhor para essa parte) e as montanhas, um tom mais escuro, chapiscado de textura de rocha acinzentada. A transição é feita por meio de "veias" do gramado verde-oliva que dissolve o plano por entre as montanhas. O ponto negativo fica por conta da textura de neve utilizada no topo delas: um branco completamente opaco, sem nenhum detalhe. A praia tem areias escuras e são muito rochosas, o que remete às prais "feias" das regiões geladas. O rio que corta a cidade apresenta margens irregulares de textura rochosa. Quatro novas pontes permitem o acesso ao outro lado, duas delas lembram muito as de Twinbrook e as outras duas são completamente diferentes. A cor da água do rio e do mar, azul-marinho, é extremamente bela e dá a sensação de estar gelada. Não há reflexo em boa parte da água do mundo, porque a maior parte dela não está ao mesmo nível do mar, o que é um ponto negativo. A cachoeira da foz do rio é o maior erro de toda Moonlight Falls. Para disfarçar o fim da "placa" de água da parte superior, a equipe preencheu todo o leito nesta área, com uma faixa de pedras, dando um aspecto muito artificial. Aproveitamento de espaço Moonlight Falls é uma das cidades que tem melhor aproveitamento de espaço da área de 2048x2048 dos maiores mundos para The Sims 3. Trafegar por esta cidade não é difícil, já que há muitos meios de acesso a todas as áreas. A disposição das ruas, no entanto, parece um pouco amadora, mas nada que comprometa a estética, sendo que até colabora para imprimir o ar inexplorado desta região distante. Os quarteirões enormes até lembram as cidades do The Sims 2 e ainda facilitam a colocação de novos lotes maiores. Lotes A arquitetura das casas é clássica, no estilo vitoriano. Telhados altos, varandas cercadas, tintura de madeira nas paredes e janelas repletas de ornamentos são as principais características das construções residenciais. Os lotes comunitários também apresentam essas características. A arquitetura desses lotes, em si, é muito simples, mas os detalhes enriquecem a vista. Muitos desses lotes têm placas enormes na parede exterior ou em um suporte. Alguns têm lajes detalhadas por cornijas imponentes! São quatro novos lotes comunitários entráveis: dois lugares para passar o tempo sobrenaturais, um salão vampírico e uma loja de consignação de elixires. Todos esses lotes para passar o tempo são barezinhos que tornam a adição de lotes do Caindo na Noite um tanto dispensável. Vegetação A vegetação complementa o aspecto frio da cidade. Abetos, pinheiros e principalmente os novos e belíssimos choupos-do-Canadá e arbustos de mirtilo com suas folhas verdes-olivas, dá a ela uma característica de floresta inexplorada, preenchendo os grandes quarteirões. Como qualquer cidade misteriosa, não poderia faltar árvores com galhos secos e sem folhas. Atmosfera A atmosfera de Moonlight Falls é bastante real. A manhã conta com um céu coberto de nuvens por quase todo momento e uma neblina densa e amarelada no horizonte, enquanto, na tarde, essa neblina se torna azulada. O pôr-do-sol é bastante interessante: a cidade se divide em duas partes; do lado do mar, o céu fica rosado; do lado das montanhas, o tom é mais azulado. A diferença pode ser notada ao virar a câmera de um lado para o outro. A noite é levemente esverdeada e clara. Na Lua cheia, os objetos brilham refletindo a luz da Lua (o que pode incomodar alguns!). Tudo isso fez com que o efeito da falta de postes de luz ficasse menos perceptível. Aliás, essa característica se justifica pelo fato da cidade ser bastante ruralizada, o que não ocorria com Starlight Shores (e por isso é um problema na cidade de Showtime e não o é em Moonlight), que também compartilha desta característica. Sims A descrição da vizinhança explica bem o que acontece em Moonlight Falls, inclusive atribuindo a peculiaridade de ser uma vizinhança onde coisas sobrenaturais acontecem e os sims normais é que são uma raridade. Há uma briga entre lobisomens e vampiros. Estes moram perto das montanhas do interior do mundo, enquanto aqueles moram próximos à praia. As fadas moram próximas as áreas mais arborizadas. Estes sims, em geral, apresentam biografias extensas, o que denota uma certa preocupação por parte da equipe em relatar suas origens. Extensões das famílias do jogo base habitam Moonlight, mas sem grande importância, já que não há muita referência além do nome. Outras famílias são inspiradas em séries sobrenaturais. De modo geral, as famílias são bem diferentes uma das outras, para dar ao jogador, logo de cara, uma visão das histórias que a expansão pode proporcionar: tem a tradicional família repleta de lobisomens, outra de vampiros, outra de fadas e outra de bruxos; umas misturam duas ou mais criaturas; outra é compostas por sims normais e céticos sobrenaturais e; o auge da criatividade se encontra numa família de sims normais que são fãs de sims sobrenaturais e querem se aproximar deles, mas para isso, enganam-os (ou tentam enganar) passando-se por sobrenaturais, se vestindo e agindo (em tese) como eles! Rabbit Holes Os Habbit Holes de Moonlight Falls são bastante simples e guardam muito do estilo vitoriano das outras construções. Locais como o hospital/laboratório e lanchonete/escritório que são tradicionalmente mais modernos e repletos de ornamentos, encontram-se em prédios simples, mas cheios de placas para sinalizar muito bem suas funções. A prefeitura é bastante imponente e apresenta uma torre alta com um relógio de ponteiros dourados, lembrando uma igreja. O relógio, infelizmente, não é funcional. Há um novo Rabbit Hole que é um trailer onde se desenvolve a carreira de vidente. O ponto alto fica por conta do Viveiro Fadástico, que é um Rabbit Hole circular, pequeno e iluminado onde se encontram as fadas. É uma espécie de estufa no meio de um jardim muito elegante. O ponto negativo fica por conta do teatro/esconderijo dos criminosos. Além de terem juntado dois locais completamente diferentes, numa clara intenção de diminuir os novos Rabbit Holes a serem feitos, ainda usaram a estrutura do teatro de Sunset Valley. Conclusão Moonlight Falls é uma cidade essencial ao Sobrenatural, que reúne as características certas para uma boa história de mistério, no estilo mais tradicional. A neblina densa, a vegetação virgem, as montanhas nevadas, o céu nublado e o mar gelado são características da cidade que ajudaram a compor seu aspecto fúnebre. Por um lado, Moonlight Falls é fria e sem vida, assim como os vampiros, por outro é selvagem como os lobisomens e ainda é misteriosa como os bruxos e cintilante como as fadas. |