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The Sims Sempre Foi um Experimento, Diz Criador da Série
07/08/09 - Sexta-feira às 13:15 comentários

Will Wright, o criador de The Sims, um dos games de maior sucesso de vendas, está pensando na vida além do mundo virtual. Desde que deixou a Electronic Arts, em abril, para dirigir o Stupid Fun Club, um instituto de pesquisa sobre entretenimento, Wright diz que passou a se definir como um Designer de entretenimento e não como criador de jogos, e que deseja criar mundos que funcionem em todo o espectro da mídia.

Depois de seus grandes sucessos, como The Sims  e Spore, Wright está desenvolvendo novas ideias que podem ir além dos videogames e funcionar na web, em aparelhos móveis e nos veículos tradicionais de Hollywood, como televisão e cinema.

Wright, 49 anos, disse que foi fascinante acompanhar o uso das ferramentas de edição fornecidas com o Spore para criar mais de 100 milhões de espécies alienígenas geradas pelos usuários, bem como naves espaciais e até mesmo novos jogos.

Estamos trabalhando com a ideia de que se pode ter pessoas envolvidas não apenas em entretenimento, mas na criação de imensas quantidades de conteúdo que poderia ser experimentado por outras pessoas, afirmou.

A questão é como transferir esse processo a outros campos que não os jogos , acrescentou, mas se recusou a revelar os detalhes do projeto no qual está trabalhando.

Criando um novo público

Em um setor que registra mais fracassos que sucessos, Wright se distinguiu no mundo dos jogos ao atrair grandes audiências para suas criações.

A série The Sims vendeu mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo. Seu foco são os relacionamentos, o que atraiu um público feminino sem precedentes. Cerca de metade dos usuários de The Sims são mulheres, índice incomum em um entretenimento geralmente dominado por homens.

A EA já vendeu mais de 817 mil cópias de The sims 3 nos Estados Unidos, desde junho, de acordo com o NPD Group.

Já Spore vendeu mais de 1,7 milhão de cópias apenas nos EUA do ano passado para cá, também segundo o NPD Group.

The Sims sempre foi um experimento, disse Wright. Jamais imaginávamos que ganharia mercado. Simplesmente criamos um jogo e começamos a adicionar expansões, e depois uma continuação e mais expansões.

Games, seriados e internet

Wright deu palestra nesta semana durante a Siggraph, evento que reúne profissionais de computãção gráfica em New Orleans (Louisiana, EUA). 

Ele falou sobre TV, internet e games, destacando que o império de George Lucas, com a Industrial Light & Magic, LucasArts e LucasFilm, e Walt Disney são bons exemplos de mídia-cruzada.

Wright citou o seriado Lost como um bom exemplo de expandir a história original para outros meios, como jogos e internet. Segundo ele, a fusão de tecnologias no futuro vai permitir que o entretenimento seja ainda mais interativo.

Foi a primeira aparição pública do criador de SimCity e The Sims desde que saiu da produtora Electronic Arts para se dedicar a projetos próprios.

Will também destacou a importância dos games, dizendo que eles permitem a criação de modelos virtuais com aprendizado que pode ser aplicado no mundo real.

 As pessoas podem aprender lições sobre o passado, o presente e o futuro de uma maneira divertida, disse. Fonte: G1




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