O Sim BR


Will Wright sai da Maxis para Cuidar de Estúdio Próprio
09/04/09 - Quinta-feira às 11:52 comentários

O lendário criador dos Sims e Spore, Will Wright, está pronto para tentar algo novo. A Electronic Arts anunciou hoje que o maior guru da Maxis está saindo para liderar algo descrito por ele como uma nova "equipe de entretenimento" chamada Stupid Fun Club (literalmente: Clube Estúpido de Divertimento).

Wright foi um dos fundadores do Stupid Fun Club, que operava em um armazém em Berkeley, há quase uma década. O clube focava principalmente no design e construção de robôs, assim como a criação de vídeos baseados neles.

Wright e EA irão compartilhar o comando do Stupid Fun Club, que irá focar no desenvolvimento de novos cruzamentos para programação integrada para jogos, TV e brinquedos. A EA tem o direito de desenvolver conceitos de jogos que emergirem dessa equipe, e tanto a companhia quanto Wright têm dela parcelas iguais.

Gamasutra conversou com aquela que tem sido colega de trabalho de Wright há 12 anos, uma das líderes da EA Maxis e gerente geral Lucy Bradshaw, que disse que Wright tem incubado seu trajeto para o Stupid Fun Club desde 2001, "e isso foi algo que concordamos e conversamos a respeito com a EA."

Wright estava interessado em ser pioneiro em novas direções em programação integrada, Bradshaw diz, e tem "brincado por aí com robôs e coisas desse tipo... Enquanto nós criávamos o Spore, este tem sido um de seus sonhos."

Ele enxerga o Stupid Fun Club mais como uma evolução no relacionamento entre EA e Wright e menos como uma separação. "Isso é, na realidade, uma parceria, onde Will tende a investir seu tempo no Stupid Fun Club incubando novas programações integradas... [enquanto] a Maxis continuará sua própria programação integrada, e claramente estamos muito focados no Spore".

Bradshaw explica como a parceria da EA com Wright funciona ao nível do "business" -- ambos possuem parcelas iguais da nova organização e nas decisões gerais. Um terceiro grupo, não especificado, tem um pequeno pedaço do todo a também participará das decisões.

"Will irá desenvolver programação integrada para muitas formas diferentes de mídia", Bradshaw explica. "EA tem um pedaço do lucro, e tem o direito de desenvolver qualquer jogo [sob conceitualização de Wright] que nós decidirmos."

Então EA está responsável pelos projetos de videogame perante conceitos do Stupid Fan Club. "Trabalho com Will antes, há um grande potencial para esse tipo de colaboração novamente", diz Bradshaw.

Mas, por permissão da EA, outras companhias estão livres para desenvolverem conceitos de jogos de Wright, incluindo competidores da EA --apesar do fato da EA receber parte do lucro de qualquer projeto provavelmente servirá de desinteresse para muitos competidores. Wright irá também trabalhar com companhias de outras mídias, como TV, filmes e brinquedos, afim de estender suas ideias.

"É excitante -- Quero ver até onde ele ramificará as coisas," diz Bradshaw. "Há áreas de programação integrada que realmente não encaixa com o portfolio da EA e que ele quer desenvolver".

Diz Wright em declaração: "A indústria de entretenimento movimenta-se rapidamente numa área de mudanças revolucionárias. Stupid Fan Club explorará novas possibilidades que estão emergindo neste caos sublime, e criará novas formas de entretenimento numa variedade de plataformas."

Wright também diz que fará o possível para continuar com seus colegas da EA, e o CEO John Riccitiello garante seu apoio para a organização.

"Nós acreditamos na visão de Will para o Stupid Fun Club e nós buscaremos manter parceria com Will e sua equipe no futuro", ele diz.

Maxis foi fundada por Wright e Jeff Braun em 1989, e seus inovadores mundo e vida Sims (SimCity e The Sims, respectivamente) quebraram recordes na venda dos PCs e alcançaram uma evolução cultural. O estúdio foi adquirido pela EA em 1997.

Bradshaw continuará a liderar a Maxis e os futuros produtos da franquia Spore, enquanto Rod Humble e sua marca EA Play lançarão The Sims 3 em junho deste ano.

"Will tem sido uma inspiração em nossas equipes, e nos tem sido recompensador dar vida a suas ideias," ela diz.

Além dos jogos lendários, o legado de Will na EA continuará com as muitas talentosas pessoas que trabalharam com ele e continuarão para contribuir suas próprias visões para a arte do desenvolvimento de jogos.

Como podem ver, a repercussão da saída de Will da EA Games revelou muitos projetos paralelos e muito dinheiro envolvido. Pois bem, que bons frutos saiam deste novo estúdio de produção! Essa tradução foi feita pelo nosso parceiro Sporando.com! Fonte: Gamasutra.com, até mais pessoal!




The Sims 4 Vida em Família
PC/Mac
Lançado!
The Sims 4 Noite de Boliche
PC/Mac
Lançado!
The Sims 4 Vampiros
PC/Mac
Lançado!